"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" Florence Nightingale

Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

"No Natal o que realmente importa são os sentimentos que brotam no coração de cada um e entre esses sentimentos estão o da amizade que tenho por vocês!"

Feliz Natal, meus queridos amigos!

Vestibular Social Puc Campinas 2011


PUC-Campinas divulga edital do Processo Seletivo Social 2011


Já está disponível, para consulta, o edital com as normas do Vestibular Social 2011. As inscrições ocorrerão entre 4 e 17 de janeiro. Faça o download do documento e saiba mais detalhes.
O Processo Seletivo Social 2011 tem por objetivo selecionar e classificar candidatos em situação de carência socioeconômica, no primeiro semestre de 2011, com bolsa de estudo integral, para matrícula nas vagas remanescentes do primeiro período dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
Ao todo, são 380 vagas destinadas aos cursos de Administriação (Logística e Serviços), Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Telecomunicações, Filosofia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Letras (Português-Inglês), Matemática, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação (Análise de Sistemas), Teologia, Terapia Ocupacional e Turismo.
O processo seletivo consiste, na primeira fase, de uma prova escrita composta por dissertação, resumo e 10 questões objetivas de língua portuguesa. Na segunda fase, ocorrerá entrevista para comprovação dos dados socioeconômicos dos candidatos.
As inscrições estarão abertas no período entre 4 e 17 de janeiro. A prova escrita será aplicada em 22 de janeiro e o período de entrevista dos aprovados na primeira fase será entre 2 e 18 de fevereiro. Por fim, a publicação dos candidatos convocados a matrícula será em 18 de fevereiro; e a assinatura do Termo de Concessão da Bolsa de Estudo Integral e Pré-Matrícula ocorrerá entre os dias 21 e 22 de fevereiro.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

KPC não é mais mortífera que outras superbactérias - Saúde - Notícia - VEJA.com



Desde 2003, soldados americanos que sobreviveram a graves ferimentos no Iraque tiveram que enfrentar um inimigo ainda mais mortal quando retornaram aos Estados Unidos. Debilitados por cirurgias e entupidos de antibióticos, se tornaram presas fáceis para bactérias que atacam justamente pessoas com problemas graves de saúde. No caso americano, a responsável foi a Acinetobacter baumannii, que contaminou 700 soldados entre 2003 e 2007. Agora é a vez do Brasil enfrentar um surto de KPC, superbactéria que matou uma pessoa no Paraná e 18 no Distrito Federal, e infectou outras 22 em mais quatro estados.
Ambas as bactérias, é bom frisar, são do tipo oportunistas, que atacam geralmente pessoas com um quadro de saúde complicado, agravado por alguma doença. As vítimas preferidas são pessoas gravemente feridas, ou que estão internadas em UTIs, submetidas a vários procedimentos de caráter invasivo. As pessoas que morreram no Brasil enquadram-se neste perfil. Quem está saudável não corre riscos significativos e pode até acompanhar e visitar pacientes infectados.
A KPC é a abreviatura de Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase. A KPC ganhou este nome porque a Klebsiella, uma bactéria antes comum, passou a produzir uma enzima (carbapenemase) capaz de anular medicamentos como penicilina, cefalosporinas e as carbapenemas. Isso acontece porque toda bactéria possui uma estrutura genética móvel, chamada plasmídeo, que é capaz de se transferir de uma bactéria para outra. Depois de receber este código genético, a antes inofensiva bactéria Klebsiella passou a resistir aos remédios, por mais poderosos que fossem. É como se o mesmo vírus de computador pudesse infectar Macs e Pcs.
Histórico — Embora este ano esteja fazendo mais vítimas no Brasil, a KPC, pode-se dizer, é uma velha conhecida. Foi descrita e isolada pela primeira vez em um hospital da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em 2001. O primeiro surto aconteceu em agosto de 2003, em Nova York. No total, 47% dos pacientes afetados morreram. De Nova York, a bactéria foi registrada em outros sete estados americanos e em pouco tempo já estava circulando por Israel, China e França. Em 2005, foi registrado o primeiro caso no Brasil. A esta altura, o gene capaz de dar resistência à bactéria já havia sido transmitido para outras bactérias antes inofensivas, como as pseudomonas, a Enterobacter e a Escherichia coli. Estes tipos de bactérias são tão ou mais prevalentes no Brasil e no mundo que a própria KPC. E matam mais, também. Ou seja, a KPC não é algo incomum no Brasil nem no resto do mundo.
Precauções — As superbactérias serão atacadas no Brasil principalmente em duas frentes. A primeira é tentar diminuir a comercialização indiscriminada de antibióticos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai estabelecer uma nova norma obrigando as farmácias a reterem uma cópia da receita médica quando vender antibióticos. As embalagens dos remédios também vão mudar. “A venda sem prescrição representa mais um elemento que pode agravar o aparecimento de microrganismos resistentes aos antibióticos”, afirma Dirceu Barbano, diretor da Anvisa. A segunda é tentar acabar com a disseminação dentro dos hospitais, principais focos das infecções. Os hospitais serão obrigados a colocar álcool em gel em salas onde há pacientes e em cada quarto. Depois de publicada a norma, os estabelecimentos terão 60 dias para se adaptar. Mais difícil é fazer cumprir a norma que obriga estados e municípios a notificarem todos os casos de microrganismos multirresistentes, não só a KPC. “Se não notificar, não tem remédio”, diz Barbano.



sábado, 2 de outubro de 2010

Revista On-line COREN (Conselho Regional de Enfermagem)

Este link é muito interessante para quem ainda não trabalha na área, mas queira já ir conhecendo como funciona um pouquino o conselho no qual regi a nossa profissão: COREN (Conselho Regional de Enfermagem). Vale a pena conferir pois no site podemos conferir também revestas de meses anterios.

sábado, 7 de agosto de 2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Atlas de Anatomia Online

Este atlas de anatomia contribui de forma fácil, didática, dinâmica e simples para sempre estar atualizados nesta matéria que devemos e temos contato sempre.
Para Acessa click aqui Atlas de Anatomia Online ou click no título.
Caso solicite login e senha utilizar:
Login: frdcl@hotmail.com
Senha: alberteinstein

terça-feira, 27 de julho de 2010

Hipertensão Arterial


Para conseguir visualizar click na imagem e aumente o zoon.



Coração 3D

Dê uma olhada no coração humano! Faça o zoom e penetre nos ventrículos e aurículas. Conheça e compreenda as inter-relações topográficas dos vasos sanguíneos, como por exemplo, veia cava, aorta e a cavidade torácica. Link: Click aqui Coração 3D

segunda-feira, 26 de julho de 2010

MINI-CURSO ANAMSE

Este mini-curso tem o mesmo estilo do outro, durando apenas 40 minutos, com exercícios, e várias dicas de como se fazer uma ótima ANAMNESE, passos importantes e indispensáveis para um bom resultado.
Link: click aqui ANAMNESE
Caso solicite login e senha utilizar:
Login: frdcl@hotmail.com
Senha: alberteinstein

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Curso de Exame Físico On-line

Neste curso são abordados os procedimentos para o exame físico completo de um paciente, incluindo técnicas de exame para cada um dos sistemas do corpo humano e as principais alterações que devem ser identificadas. Vale a pena conferir para ir adiantando os estudos.
Caso solicite login e senha insira:
LOGIN: frdcl@hotmail.com
SENHA: alberteinstein

terça-feira, 20 de julho de 2010

Matrícula acadêmica - Confirmação da grade já está disponível.

A partir das 19h do dia 19 de julho, estará disponível a confirmação da grade de disciplinas para os alunos de graduação da PUC-Campinas. É simples e fácil, basta entrar com seu RA e SENHA no SITE DO ALUNO e clicar em MATRÍCULAS ACADÊMICAS 2010 conforme a figura abraixo e seguir as intruções do próprio site. É impressindível que faça sau matrícula para dar continuidade ao curso.
O estudante poderá confirmar sua grade até o dia 26 de julho no Site do Aluno. Caso queira confirma agora clique aqui no SITE DO ALUNO!

VOCÊ QUE PARTICIPOU DA 1ª ETAPA DA PRÁTICA DE FORMAÇÃO: "INSERÇÃO DO ALUNO NA VIDA UNIVERSITÁRIA - 1ª ETAPA" cód. 04844, DEVERÁ CUMPRIR A 2ª ETAPA NO 2º SEMESTRE DE 2010 (cód. 04845). AGUARDE INFORMAÇÕES DA DIREÇÃO DE SUA FACULDADE.
Lembrando que as auals iniciam no dia 04/08/2010 Quarta-feira.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mini-Torso 3D


Este site é muito interessante, vale a pena conferir, após instalar um programinha simples e leve, você conseguirá ver em posições 3D os orgãos do corpo humano, com suas rescpectivas nomenclaturas anatômicas. Detalhe é em inglês porém existe a opção de mudar para o português, vale a pena conferir.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Proibida renovação de convênio entre Ouro Verde e Unifesp.


Decisão é da Justiça Federal de São Paulo
12/07/2010 - 18:59
O município de Campinas está proibido de renovar o convênio para o Hospital Ouro Verde com a Unifesp, intermediado pela Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. A decisão da Justiça Federal de São Paulo é da semana passada, mas a prefeitura de Campinas foi notificada nesta segunda-feira (12). Para evitar que o hospital fique sem prestação de serviço, a decisão garente que o convênio, assinado no dia 2 de junho, seja mantido por 90 dias.
A decisão é uma resposta a ação movida pelo Sindicato dos Servidores Municipais. O pedido foi feito na justiça com o argumento de que a Prefeitura de Campinas teria permitido a Unifesp e a Sociedade a contratarem terceiros sem abrir processo de licitação. A prefeitura de Campinas não se manifestou porque foi notificada nesta segunda-feira
Veja na íntegra direto do site da Justiça Federal de São Paulo.

sábado, 3 de julho de 2010

Florence Nightingale

      
    Sua família, rica e bem-relacionada, vivia em Florença, no Grão-ducado da Toscana. Por isso, Florence recebeu o nome em inglês da cidade em que nasceu, como sua irmã mais velha Parthenope nascida em Partênope (Nápoles). Moça brilhante e impetuosa, rebelou-se contra o papel convencional para as mulheres de seu estatuto, que seria tornar-se esposa submissa, e decidiu dedicar-se à caridade, encontrado seu caminho na enfermagem. Tradicionalmente, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes em hospitais ou acompanhando exércitos, muitas cozinheiras e prostitutas acabavam tornando-se enfermeiras, sendo que estas últimas eram obrigadas como castigo. Florence Nightingale ficou particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Ela anunciou sua decisão para a família em 1845, provocando raiva e rompimento, principalmente com sua mãe. Em dezembro de 1844, em resposta à morte de um mendigo numa enfermaria em Londres, que acabou evoluindo para escândalo público, ela se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico. Imediatamente, ela obteve o apoio de Charles Villiers, presidente do Poor Law Board (Comitê de Lei para os Pobres). Isto a levou a ter papel ativo na reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico. Em 1846, Florence visitou Kaiserwerth, um hospital pioneiro fundado e dirigido por uma ordem de freiras católicas na Alemanha, ficando impressionada pela qualidade do tratamento médico e pelo comprometimento e prática das religiosas. A contribuição mais famosa de Florence foi durante a Guerra da Crimeia, que se tornou seu principal foco quando relatos de guerra começaram a chegar à Inglaterra contando sobre as condições horríveis para os feridos. Em outubro de 1854, Florence e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias treinadas por ela, inclusive sua tia Mai Smith, partem para os Campos de Scutari localizados na Turquia Otomana. Florence Nightingale voltou para a Inglaterra como heroína em Agosto de 1857 e, de acordo com a BBC, era provavelmente a pessoa mais famosa da Era Vitoriana além da própria Rainha Vitória. Contudo, o destino lhe reservou um grande golpe quando contrai febre tifoide e permanece com sérias restrições físicas, retornando em 1856 da Crimeia. Impossibilitada de fazer seus trabalhos físicos, dedica-se a formação da escola de enfermagem em 1859 na Inglaterra, onde já era reconhecida no seu valor profissional e técnico, recebendo prêmio concedido através do governo inglês. Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano, era ministrado por médicos com aulas teóricas e práticas. Em 1883, a Rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito. Florence Nightingale faleceu em 13 de agosto de 1910, deixando legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo, estabeleceu as diretrizes e caminho para enfermagem moderna.

BBC HISTORY

Postagens populares

Arquivo do blog